segunda-feira, dezembro 1, 2025
InícioESPORTEBrasil encara o Japão por vaga na semifinal da Copa do Mundo...

Brasil encara o Japão por vaga na semifinal da Copa do Mundo de Futsal Feminino

Seleção chega invicta ao mata-mata após campanha dominante na fase de grupos e enfrenta a organização e velocidade japonesa nesta terça, às 9h30 (de Brasília), em Manila

Seleção Brasileira vai enfrentar o Japão nesta terça nas quartas de final da Copa do Mundo nas Filipinas – Foto: Fabio Souza/CBF

O Brasil tem mais um compromisso decisivo pela frente. Nesta terça-feira (2), às 9h30 (de Brasília), na PhilSports Arena, em Manila, a Seleção Brasileira encara o Japão pelas quartas de final da Copa do Mundo de Futsal Feminino. O jogo terá transmissão ao vivo pela CazéTv e FIFA+. Depois de uma campanha impecável na primeira fase, o time comandado por Wilson Sabóia entra em quadra para defender a invencibilidade e buscar um lugar entre as quatro melhores do torneio.

Líder do Grupo D, o Brasil chega ao mata-mata embalado por três vitórias. Foram goleadas sobre Irã (4 a 1), Itália (6 a 1) e Panamá (9 a 0), que consolidaram a equipe como uma das forças ofensivas da competição: 19 gols marcados, o terceiro melhor ataque da fase inicial. Do outro lado da quadra, a defesa também se destacou, com apenas dois gols sofridos, segunda melhor marca do mundial.

O adversário agora é o Japão, que classificou como segundo colocado do Grupo C. As japonesas venceram Nova Zelândia e Tanzânia, mas acabaram derrotadas por Portugal na última rodada. Organizada e veloz, a equipe asiática é reconhecida por finalizar com qualidade.

- Continua após o anúncio -

Se avançar, o Brasil enfrentará a Espanha na semifinal, que venceu Marrocos por 6 a 1. Do outro lado da chave, a Argentina já garantiu presença na semifinal ao bater a Colômbia por 4 a 1. Portugal e Itália também brigam pela última vaga. A grande final está marcada para domingo, 7 de dezembro, às 8h30 (de Brasília).

Na véspera da partida, o treino da Seleção Brasileira nesta segunda-feira (1) teve como foco no controle das ações dentro de quadra, algo que o técnico Wilson Sabóia considera determinante para seguir vivo na competição.

“A gente tenta controlar o treino para que elas possam controlar no sentido do jogo. O jogo está no controle das atletas. Elas precisam ser capazes, e vão ser, de ter esse controle, de saber que é um jogo fundamental. É uma final mundial para a gente. Porque se a gente perder, está fora. Elas têm que tomar as melhores decisões possíveis com a posse da bola, ser inteligentes, propor o jogo, sem perder nossa característica. Mas, sem a bola, precisamos ser muito agressivos, porque a equipe japonesa é muito rápida, tem um jogo de referência muito bom, finaliza muito bem”, analisou o treinador.

Sabóia reforçou ainda que enfrentar uma equipe disciplinada taticamente exige leitura, adaptação e estratégia.

“Primeiramente, a gente tem que entender que a equipe do Japão é muito organizada para atacar e muito organizada para defender. Contra uma equipe organizada, a gente tem que trabalhar o que chamamos de jogo cognitivo. Precisamos entender muito bem quais comportamentos a seleção japonesa vai propor para o nosso jogo. Não podemos atacar de qualquer forma, nem defender de qualquer forma. Temos que equilibrar as ações para fazer o nosso jogo fluir. A seleção japonesa cresceu muito nesses últimos dois anos. É uma equipe muito organizada, e a gente precisa ser muito inteligente para atacar e se defender dessa seleção”, concluiu.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp