


A Polícia Federal realizou duas ações relevantes em Santa Catarina nesta quinta-feira (27). Em Blumenau, um homem de 36 anos, foragido do presídio de Feira de Santana (BA), foi capturado em uma ação conjunta entre as forças integradas de combate ao crime organizado de SC e da Bahia. No mesmo dia, a PF também deflagrou a Operação Gavião Real, que combate crimes de abuso sexual infantil cometidos pela internet, com mandados cumpridos em cinco cidades catarinenses.
A prisão do foragido ocorreu no bairro Ponta Aguda, onde o suspeito tentou se identificar com um nome falso no momento da abordagem. Após investigação, foi confirmado que se tratava de um preso evadido da Bahia, com mandado de prisão ativo e suspeito de integrar uma facção criminosa interestadual. Ele foi detido e encaminhado para os procedimentos legais.
Paralelamente, a Operação Gavião Real cumpriu seis mandados de busca e apreensão em Porto União, Caçador, Catanduvas, Lages e Videira. As apurações envolvem crimes de armazenamento, compartilhamento, produção e divulgação de conteúdos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, incluindo material encontrado na dark web. Durante as buscas, mídias contendo material ilegal foram apreendidas e três homens foram presos em flagrante pelo crime de armazenamento de pornografia infantil.
A Polícia Federal reforçou o alerta para pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar o uso da internet por crianças e adolescentes, orientando sobre riscos e incentivando o diálogo para prevenir situações de violência online.












