terça-feira, novembro 25, 2025
InícioSEGURANÇA PÚBLICASeara decreta situação de emergência após granizo destruir casas e lavouras

Seara decreta situação de emergência após granizo destruir casas e lavouras

Município contabiliza 42 propriedades atingidas, 17 construções destruídas e danos em lavouras; decreto agiliza apoio estadual e federal


A cidade de Seara, no Meio-Oeste catarinense, decretou situação de emergência nesta terça-feira (25) após ser atingida por uma forte chuva de granizo no último domingo. Segundo a Defesa Civil, 42 propriedades foram afetadas e 17 construções destruídas, incluindo 10 casas na área urbana. No interior, uma residência teve perda total, com danos a móveis e pertences.

Os estragos também atingiram lavouras, galpões, estufas e demais estruturas agrícolas, prejudicando diretamente a produção e a renda de várias famílias. Equipes da Defesa Civil municipal e regional realizaram vistorias emergenciais nas comunidades mais afetadas, como Água Bonita, São Roque, Linha Berno, Ariranhazinha, Rui Barbosa, e nos bairros Garguete e Vila Esperança.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Sargento Adilson de Oliveira, cerca de 95% das propriedades afetadas possuem seguro, o que facilitará a recuperação dos prejuízos. Para as demais, o município avalia a necessidade de assistência humanitária, como fornecimento de telhas e outros itens essenciais.

- Continua após o anúncio -

O decreto de emergência permitirá à prefeitura agilizar processos de auxílio às famílias, além de solicitar apoio dos governos estadual e federal e facilitar o acesso a recursos para reconstrução das áreas atingidas. Os trabalhos de vistoria e atendimento às vítimas seguem nos próximos dias, com equipes municipais e estaduais atuando na reorganização das comunidades prejudicadas.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se