
Com matriz limpa e startups em ascensão, Sebrae e ApexBrasil impulsionam modelos de negócios sustentáveis no maior evento de inovação de Portugal.
O Pavilhão Brasil foi inaugurado nesta terça-feira (11), em Lisboa, marcando a presença brasileira no Web Summit 2025 com um recado claro: o país quer se firmar como referência global em clima e desenvolvimento sustentável.
A cerimônia, que reuniu autoridades brasileiras e portuguesas, destacou a aposta do Sebrae e da ApexBrasil em modelos econômicos de baixo carbono em um dos maiores eventos de tecnologia e empreendedorismo do mundo. A iniciativa reforça o movimento do Brasil para ampliar sua atuação no ecossistema internacional de inovação.
Durante a abertura, o presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que o Brasil é o único país com 87% de sua matriz energética considerada limpa, diferencial que ganha ainda mais peso no atual cenário de transição ecológica. “Precisamos mudar nossas cabeças e criar uma startup de consciência nacional, que conceba o Brasil como o país criativo que somos, com biodiversidade única e potencial enorme. O Brasil mostra ao mundo sua capacidade, com inflação controlada e pleno emprego. Somos uma escola para salvar o planeta. Mantivemos vivas nossas florestas, nossos rios e nossa natureza, enquanto muitos lugares seguiram outro caminho. Podemos provar que uma economia sustentável é possível”, afirmou.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, chamou atenção para a conexão entre a COP30 e o Web Summit, reforçando que inovação é uma ferramenta decisiva no enfrentamento da crise climática. “Inovar ajuda a enfrentar a crise climática. Há muita gente aqui trabalhando por um planeta melhor, por uma sociedade melhor, e isso tem tudo a ver com os novos tempos que vivemos”, avaliou.
Neste esforço da internacionalização também esta o Startup Summit (Florianópolis), que lançou a edição de 2026, em Lisboa. O superintendente do Sebrae em Santa Catarina, Carlos Henrique Fonseca, destacou a dimensão do edição deste ano e trabalho para a internacionalização do evento. “Tivemos números recordes e a internacionalização é um caminho natural. Os grandes números do nosso evento mostram esta dimensão”, afirmou.
Delegação recorde e foco em soluções sustentáveis
O Pavilhão Brasil reúne cerca de 380 startups, a maior delegação já organizada para o Web Summit, com destaque para soluções da bioeconomia, tecnologias voltadas ao uso sustentável da Amazônia, além de iniciativas em saúde digital, educação, agronegócio sustentável, turismo e economia criativa.
Criada em 2017, a Beepay reúne tecnologia e praticidade na transformação do varejo brasileiro com soluções de autoatendimento para pequenos estabelecimentos. A plataforma possibilita automação inteligente, análise de dados avançada e relacionamento estratégico, criando conexões duradouras entre marcas e consumidores.
A Beepay é umas das 32 startups de Santa Catarina que participam da delegação brasileira em Lisboa. “O Sebrae tem sido peça fundamental para a gente desde o início da nossa jornada. Participamos de diversos programas de desenvolvimento, como o Sebrae Delas, o Sebrae Startups e o Capital Empreendedor. Então é o nosso braço direito de desenvolvimento e de crescimento”, conta Renata Costa, cofundadora e CEO da Beepay, de Santa Catarina.
A iniciativa é realizada em parceria pelo Sebrae, ApexBrasil e Anprotec, com apoio da Embaixada do Brasil em Portugal.






