
Um grande volume de esgoto extravasou na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, na terça-feira (21), durante manobras da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) na rede de coleta, próximo à antiga ponte que dá acesso à Avenida das Rendeiras. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil como poluição culposa, conforme o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais.
O vazamento ocorreu durante a troca da tubulação da Ponte Velha para a Ponte Nova, construída ao lado da antiga estrutura. Um teste de carga na rede revelou falha em uma conexão, que levou ao derramamento de esgoto na pista e em poços de visita próximos. O incidente já foi contido, e o sistema foi normalizado ainda na tarde de terça-feira (21).
O empresário Vinícius Saraceni, morador próximo ao extravasor de esgoto, relatou à NSC TV que o volume de efluente parecia uma “cachoeira”, formando uma espécie de piscina ao redor do extravasor. Equipes da Casan utilizaram caminhões para sucção do esgoto e reparos imediatos foram realizados.
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Floram, notificou a Casan e acompanha o caso, garantindo fiscalização rigorosa e recomposição da pavimentação afetada. Paralelamente, a ARESC, responsável pela regulação do serviço, também foi acionada.
O incidente ocorre uma semana após a região registrar espuma na Lagoa de Baixo, fenômeno natural causado pela proliferação de microalgas, confirmado por análises do IMA e do IFSC.







