
A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), a Operação Rota Alternativa, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico interestadual de drogas.
A ofensiva cumpre quatro mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão em São José, Antônio Carlos, Palhoça e Urubici (SC), além de Cascavel (PR).
As investigações começaram em junho de 2025, após a apreensão de uma carga de 209 quilos de maconha em Rancho Queimado (SC), resultado de um trabalho conjunto entre a DEIC, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv).
O inquérito revelou que o grupo utilizava estradas secundárias e veículos “batedores” para driblar a fiscalização, além de realizar pernoites e trocas de veículos durante o trajeto entre o Oeste do Paraná e a Grande Florianópolis, percurso que podia levar até cinco dias.
Durante as diligências desta quarta-feira, um dos investigados foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas. Na ação, foram apreendidos dois revólveres, pequenas quantidades de entorpecentes e um veículo usado pelo grupo.
A operação contou com o apoio de outras unidades especializadas da DEIC, da Diretoria de Inteligência (DINT) e do DENARC de Cascavel (PCPR).
A Delegacia de Repressão às Drogas destacou que a ação reforça o compromisso da instituição no combate ao tráfico e na desarticulação financeira de grupos criminosos, protegendo a sociedade catarinense.