

Na manhã desta quinta-feira (16), por volta das 9h, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para atender uma ocorrência de colisão entre dois caminhões na entrada do Posto São Cristóvão, no km 230 da BR-101, sentido Sul, no município de Palhoça.
A batida resultou em vazamento de etanol, produto classificado como perigoso. As primeiras equipes a chegar ao local foram as viaturas ABTR-117 e ABTR-219, que iniciaram imediatamente os protocolos de segurança.
A operação foi coordenada pelo Major Marcelo Della Giustina da Silva, especialista em produtos perigosos, que garantiu a aplicação das técnicas adequadas para controlar o vazamento. Foram mobilizadas seis viaturas, além do uso de espuma especial para diluição, areia para absorção e equipamentos como contentores de borracha, cunhas e cintas com catraca.
Por volta das 10h55, o CBMSC declarou a situação controlada, evitando que o etanol continuasse se espalhando e minimizando riscos ambientais e de segurança viária.
A operação contou com o apoio da Prefeitura de Palhoça, que enviou caminhão com areia, além da Defesa Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da empresa concessionária da rodovia. A empresa Ambipar, especializada em atendimento ambiental, foi acionada para dar continuidade à descontaminação e destinação correta dos resíduos.
Durante a ocorrência, a pista da direita foi bloqueada, mas não houve registro de vítimas.