
A Seleção Brasileira foi derrotada de forma inédita pelo Japão por 3 a 2, na manhã desta terça-feira (14/10), no Estádio Nacional de Tóquio, encerrando a Data Fifa de outubro com um resultado negativo. O Brasil chegou a abrir 2 a 0 no placar, mas sofreu a virada com três gols na segunda etapa, dois deles com falhas diretas do zagueiro Fabrício Bruno, do Cruzeiro.
Os gols brasileiros foram marcados por Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Minamino, Nakamura e Ueda comandaram a virada japonesa, aproveitando os erros da defesa brasileira e decretando a primeira vitória do Japão sobre o Brasil em 14 confrontos históricos — antes disso, o time asiático havia somado 11 derrotas e dois empates.
O jogo
Com apenas três titulares repetidos da goleada por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, o técnico Carlo Ancelotti promoveu uma escalação alternativa. A Seleção demorou a engrenar, mas abriu o placar aos 25 minutos com Paulo Henrique, após passe de Bruno Guimarães. Aos 31, Martinelli ampliou em bela jogada iniciada por Paquetá e Vinícius Júnior: 2 a 0.
O Japão voltou melhor no segundo tempo, pressionando a saída de bola do Brasil. Aos seis minutos, Fabrício Bruno escorregou na grande área, errou o passe e deu a chance para Minamino descontar. Dez minutos depois, o zagueiro voltou a falhar, ao tentar cortar um cruzamento, e marcou contra: 2 a 2.
Apesar de uma chance com Joeliton — anulada por impedimento —, o Brasil seguiu instável. Aos 25 minutos, Ueda, de cabeça, completou a virada histórica: 3 a 2.
Panorama da Seleção
Com o resultado, o Brasil encerra a Data Fifa com uma vitória e uma derrota. Em seis jogos sob o comando de Carlo Ancelotti, são três vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe volta a campo entre 10 e 18 de novembro, para dois amistosos contra seleções africanas ainda a serem definidas.