
Uma criança do sexo feminino, lactente de 10 meses, foi reanimada com sucesso após sofrer uma parada cardiorrespiratória (PCR) em uma creche de São Miguel do Oeste (SC), na tarde desta sexta-feira (10). O atendimento rápido e integrado entre o 12º Batalhão de Bombeiros Militar e a equipe do SAMU foi fundamental para a estabilização da vítima.
Por volta das 14h08, a guarnição do ASU-572 foi acionada para uma ocorrência em uma creche da cidade. Ao chegar ao local, os bombeiros encontraram a criança inconsciente, em decúbito dorsal sobre um colchonete, sem batimentos cardíacos, sem respiração e com pupilas não reagentes à luz.
Imediatamente, a equipe iniciou as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), utilizando Ambu com oxigênio a 100% e aplicando o Desfibrilador Externo Automático (DEA). Após três ciclos, foi indicado choque elétrico, que foi administrado, seguido da continuação das massagens cardíacas.
A equipe do SAMU – USA chegou logo em seguida, com a presença de médico, e assumiu o atendimento em conjunto com os bombeiros. Após aproximadamente 35 minutos de RCP, os batimentos cardíacos retornaram, e a criança foi monitorada e estabilizada no local.
Em seguida, a lactente foi encaminhada para o Hospital Regional Teresinha Gaio Basso, onde receberá atendimento especializado.