
Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu o sul das Filipinas nesta sexta-feira (10), deixando pelo menos duas pessoas mortas e provocando danos significativos em cidades costeiras, incluindo rachaduras em pontes, vias e prédios residenciais. O epicentro foi localizado nas águas próximas à cidade de Manay, na província de Davao Oriental.
O tremor gerou inicialmente um alerta de tsunami para áreas num raio de 300 km, incluindo partes das Filipinas e da Indonésia, que acabou sendo suspenso posteriormente pelas autoridades.
Segundo Karlo Puerto, funcionário da Defesa Civil, as duas vítimas fatais foram registradas na cidade de Mati, próxima ao epicentro. Outras cidades, como Davao e Manay, relataram tremores intensos e danos estruturais, embora o número total de feridos ou desabrigados ainda não tenha sido confirmado.
Vídeos compartilhados nas redes sociais — e verificados pela Reuters — mostram veículos estacionados balançando, portões metálicos vibrando e moradores em pânico. Segundo Richie Diuyen, agente local de desastres, o terremoto durou entre 30 e 40 segundos, sendo o mais forte que ele já presenciou. “Não podíamos nos levantar. Tenho 46 anos e nunca senti algo assim”, relatou.
O presidente Ferdinand Marcos Jr. afirmou em comunicado que as equipes de busca e resgate já estão sendo mobilizadas, e que o governo está empenhado em garantir o suporte às áreas atingidas.
Este foi um dos mais potentes terremotos recentes no país, que fica localizado no Anel de Fogo do Pacífico, uma das regiões com maior atividade sísmica do planeta, com mais de 800 tremores registrados por ano. O evento ocorre apenas duas semanas após um terremoto anterior matar 74 pessoas na ilha de Cebu.
Fonte: AgênciaBrasil