




A Defesa Civil de Santa Catarina concluiu nesta terça-feira (7) a instalação de uma nova estação hidrometeorológica no município de Xanxerê, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, sobre a ponte do Rio Xanxerê. A iniciativa faz parte da ampliação da Rede de Monitoramento Hidrometeorológico Estadual, em parceria com os municípios.
Nos próximos dias, novas estações também serão implantadas em Abelardo Luz, São Domingos e Passos Maia, fortalecendo a capacidade de monitoramento e resposta a desastres naturais em toda a região Oeste do Estado.
As estações têm tecnologia para medir, em tempo real, a quantidade de chuva e o nível dos rios, contando ainda com réguas físicas, campanhas de medição de vazão e sistemas de segurança com câmeras e alarmes. Os dados coletados são disponibilizados ao público no site da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
Segundo o coordenador regional de Defesa Civil de Xanxerê, Luciano Peri, o objetivo é garantir mais agilidade e precisão na emissão de alertas para eventos extremos.
“Esse trabalho garante informações mais precisas para emitir alertas preventivos, permitindo que os municípios estejam mais preparados para enfrentar eventos climáticos extremos e proteger a população”
afirmou.
Com esse investimento, o Governo de Santa Catarina reforça seu compromisso com a segurança das comunidades e se consolida como referência nacional na prevenção e gestão de desastres climáticos.