sexta-feira, outubro 3, 2025
InícioGERALLula relata problema em avião da FAB: “Tivemos que descer com medo...

Lula relata problema em avião da FAB: “Tivemos que descer com medo que pegasse fogo”

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relatou, nesta sexta-feira (3), que enfrentou um problema técnico em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) antes de decolar para um compromisso no arquipélago do Marajó, no Pará. O incidente ocorreu na manhã de quinta-feira (2), em Belém.

Segundo Lula, o avião modelo Casa C-105 Amazonas apresentou falha no motor ainda em solo, o que levou a equipe presidencial a descer da aeronave por segurança. “Nós tivemos que descer do avião com medo que pegasse fogo. Só tenho a agradecer a Deus porque o problema aconteceu em terra, e não quando já estávamos no ar”, disse o presidente em entrevista à TV Liberal.

Após a troca, o trajeto até Breves, cidade mais populosa do Marajó, foi realizado em um avião C-97 Brasília da FAB. Lula seguiu a agenda normalmente e, ao fim do dia, visitou a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, em agradecimento.

- Continua após o anúncio -

A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) confirmou a ocorrência e informou que a substituição da aeronave seguiu protocolos de segurança. A FAB destacou que sempre há um avião reserva em missões presidenciais.

Este não é o primeiro contratempo do gênero enfrentado pelo presidente. Em outubro de 2024, durante viagem ao México, a aeronave presidencial VC-1 também apresentou falha técnica logo após a decolagem, obrigando a equipe a retornar ao Brasil em um avião reserva.

Lula está no Pará desde quinta-feira (2) para entregar obras relacionadas à COP 30, prevista para novembro em Belém. Apesar de reconhecer desafios estruturais na cidade, ele defendeu a escolha da capital paraense como sede do evento internacional.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp