

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), apreendeu nesta terça-feira (30) uma carga irregular de resíduos plásticos de origem argentina que estava sendo introduzida ilegalmente no Brasil. A ocorrência foi registrada durante fiscalização de rotina na região de fronteira, em Dionísio Cerqueira, no Oeste catarinense.
De acordo com a PF, os resíduos estavam sendo transportados em um veículo abordado pelas equipes de fiscalização. A carga, sem autorização e em desacordo com a legislação brasileira, caracteriza contrabando e crime ambiental.
O veículo e o material apreendido foram encaminhados para a unidade da Receita Federal. No local, uma pessoa que se apresentou como proprietária da carga foi presa em flagrante e conduzida à Delegacia da Polícia Federal de Dionísio Cerqueira, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
A importação irregular de resíduos sólidos é considerada crime, por se tratar de mercadoria proibida no país. A carga ficará à disposição dos órgãos competentes para os devidos procedimentos administrativos e ambientais.