
Os vencedores da 69ª edição da Bola de Ouro, organizada pela Revista France Football, foram anunciados nesta segunda-feira (22), no Théâtre du Châtelet, em Paris. Representado pelo treinador Arthur Elias, seis atletas e pelo Botafogo, o Brasil foi finalista de diversas premiações e se reafirmou como um dos países protagonistas do futebol mundial.
Os premiados foram definidos por 100 jornalistas selecionados, dos 100 países mais bem colocados no ranking da FIFA, com base em seu desempenho na temporada 2024/25. Na categoria masculina, a análise foi feita até a final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, em 13 de julho. Na feminina, por sua vez, até a decisão da Copa América, conquistada pelo Brasil, em 2 de agosto.
Confira os resultados:
Melhor jogador do mundo
Campeão espanhol, da Copa do Rei e da Supercopa da Espanha pelo Barcelona, Raphinha, pilar da Seleção terminou como o quinto melhor do mundo na Bola de Ouro. Já Vinicius Jr., craque da Amarelinha e do Real Madrid, ficou com a 16ª colocação. O vencedor foi Ousmane Dembelé, do PSG.

Melhor jogadora do mundo
Vencedoras da Copa América, Marta e Amanda Gutierres concorreram a melhor jogadora do futebol feminino. A Rainha ficou com a 12ª posição, e a centroavante, na 21ª. A eleita foi a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona.

Melhor técnico do mundo do futebol feminino
Arthur Elias foi um dos finalistas ao Troféu Johan Cruyff, de melhor técnico do mundo do futebol feminino. Comandante da Amarelinha campeã da Copa América, ele esteve na briga com a eleita, Sarina Wiegman, da seleção inglesa.

Melhor goleiro
Campeão da Premier League pelo Liverpool, Alisson terminou na segunda posição do Troféu Yashin, de melhor goleiro do mundo. O italiano Gianluigi Donnarumma, pela temporada feita no PSG, venceu.
Clube do Ano do Futebol masculino
Em um dos principais anos de sua trajetória centenária, o Botafogo concorreu ao prêmio de melhor clube do ano do futebol masculino. No fim de 2024, o Glorioso conquistou a Libertadores e o Brasileirão e, na Copa do Mundo de Clubes da FIFA deste ano, fez história ao derrotar o atual campeão da Champions League, PSG, que ganhou a eleição.
Troféu Kopa
Estêvão, revelado pelo Palmeiras e hoje no Chelsea, terminou em quarto lugar do Troféu Kopa, que define o melhor jogador Sub-21 do mundo. O espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, venceu a premiação pelo segundo ano consecutivo.
Veja outros vencedores:
Troféu Kopa Feminino (melhor jogadora sub-21): Vicky López (Barcelona)
Troféu Johan Cruyff Masculino (melhor treinador): Luís Enrique (PSG)
Troféu Yashin Feminino (melhor goleira): Hannah Hampton (Chelsea)
Troféu Gerd Müller Feminino (maior artilheira): Ewa Pajor (Polônia/Barcelona)
Troféu Gerd Müller Masculino (maior artilheiro): Viktor Gyökeres (Suécia/Arsenal)
Clube Feminino do ano: Arsenal
Troféu Sócrates (prêmio para coroar causas sociais): Xana Fundación