A madrugada desta segunda-feira (22) foi marcada por chuva em praticamente todas as regiões de Santa Catarina, com maior intensidade do centro ao leste do estado. No Oeste, temporais isolados voltaram a ocorrer, enquanto no Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte houve registro de raios, rajadas de vento e até granizo. Em algumas cidades do Vale, os acumulados chegaram a 67 mm em apenas seis horas.
A previsão é de que o tempo estabilize à tarde, com a chegada de uma intensa massa de ar frio e seco, que também vai provocar queda nas temperaturas. O risco segue alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, quedas de árvores e alagamentos.
Impactos no Oeste
Segundo a Regional de Defesa Civil em Xanxerê, mais de 1.800 pessoas foram impactadas direta ou indiretamente pelos eventos climáticos no fim de semana.
- Entre Rios: cerca de 40 residências atingidas;
- Ipuaçu: 10 casas destelhadas;
- Bom Jesus: 11 casas e uma estrutura pública danificadas;
- São Lourenço do Oeste: sete residências, uma estrutura pública e queda de outdoor atingidos;
- Passos Maia: duas residências afetadas e mais de 730 unidades consumidoras sem energia;
- Xanxerê: quedas de árvores em três pontos e seis residências danificadas;
- Marema, Lageado Grande e São Bernardino: registros de falta de energia devido a quedas de árvores.
A Defesa Civil informou que mantém contato com prefeitos e coordenadores municipais para prestar apoio, orientar sobre assistência humanitária e avaliar a necessidade de decretação de situação de emergência.