



A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou, neste sábado (20), a ocorrência de um tornado em Barra Bonita, no Extremo-Oeste do estado. O fenômeno provocou um rastro de destruição, destelhando casas, derrubando árvores e postes de energia, além de deixar toda a população sem luz.
De acordo com o radar meteorológico de Chapecó, a região foi atingida por uma tempestade severa, acompanhada de queda de granizo, que também causou estragos em São Miguel do Oeste. Imagens de drone e registros de ocorrências apontaram o trajeto do tornado, caracterizado por telhados arrancados e árvores derrubadas.
Um dos episódios mais impressionantes ocorreu em Barra Bonita, onde a força do vento arrancou uma casa inteira e arremessou a estrutura sobre uma caminhonete, que sofreu danos significativos. Apesar do impacto e da gravidade da situação, não houve registro de feridos.
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Eduardo Frederichs, localidades como 13 de Maio, Cruz e Souza, Caçador Baixo e Alto Caçador, além da área central, foram as mais afetadas. Ao menos 30 residências e diversas plantações sofreram danos.