A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a ocorrência de temporais neste domingo (21) e na segunda-feira (22), com risco de raios, rajadas de vento, queda de granizo, alagamentos e enxurradas em diversas regiões do estado.

O dia já começou com intensas instabilidades nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente no Grande Oeste, onde cidades como Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Guatambu, Seara, Xaxim, Xanxerê, entre outras, estão sob risco elevado nas próximas horas.
De acordo com a nota meteorológica, o risco é muito alto para destelhamentos, queda de árvores e postes de energia, além de alagamentos, nas áreas em vermelho do mapa de monitoramento. Em regiões marcadas em laranja, o risco é alto, e nas áreas em amarelo, moderado.
A condição adversa é causada pelo avanço de uma frente fria, que deixa o tempo instável em todas as regiões. Pela manhã e início da tarde, os temporais mais intensos atingem o Oeste e o Sul do estado. Entre a tarde e a noite, a instabilidade deve se intensificar no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense.
Na madrugada de segunda-feira (22) ainda há previsão de chuva na maior parte de Santa Catarina. Porém, ao longo do dia, a frente fria se afasta e o tempo volta a ficar firme.
Orientações da Defesa Civil:
- Durante os temporais, busque abrigo longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Evite transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia durante os ventos fortes.
- Em caso de alagamentos, não atravesse ruas, pontes ou pontilhões submersos.
Ocorrências podem ser registradas pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).