
O torcedor brasileiro comemorou mais uma conquista do Campeonato Mundial de Surfe na WSL. Dessa vez, Yago Dora foi quem levou o país ao lugar mais alto do pódio, confirmando a ótima temporada regular que fez.
A conquista não representa apenas um marco esportivo, mas também reflete o crescente interesse em plataformas como a VBet Brasil, que acompanham de perto o desempenho dos atletas brasileiros em competições internacionais. Pratique o jogo seguro.
Após liderar a fase regular, Yago Dora garantiu vaga direta na bateria final, necessitando de apenas uma vitória para conquistar o título na Tailândia. Apesar da expectativa de uma final brasileira com Ítalo Ferreira, quem chegou foi o americano Griffin Colapinto.
Na disputa, ele largou na frente com 5,17 pontos, mas Yago respondeu logo em seguida com uma excelente onda de 7,33, assumindo a liderança. O americano voltou à briga ao completar um tubo e somar 6,33, alcançando 12,33 pontos no total.
Yago mostrou o motivo de ser o favorito e também pegou um tubo, mas com uma manobra extra que elevou sua nota a 8,33. Com isso, fechou sua campanha com 15,66 pontos, garantindo de forma incontestável o título mundial.
“É inacreditável para mim. Senti essa energia em Fiji desde que cheguei aqui e sempre acreditei nesse título. Fico feliz em trazer mais um título para o Brasil. Agradeço a todos que me apoiaram ao longo da carreira”, disse Yago Dora, após o título.
Quem é Yago Dora?
Nascido em Curitiba e criado em Florianópolis, Yago Dora não sonhava em ser surfista na infância. Seu objetivo era se tornar jogador de futebol e, até hoje, homenageia o esporte competindo com a lycra número 9, em homenagem ao ídolo Ronaldo Fenômeno.
Porém, aos 11 anos decidiu abandonar o futebol e dedicar-se integralmente ao surfe, onde já tinha uma grande referência, seu pai, Leandro Dora, o Grilo, ex-surfista profissional, que assumiu o papel de treinador e o acompanhou desde os primeiros passos na modalidade.
Atualmente, Yago Dora já não é mais treinado pelo pai, e sim por Leandro Silva. Sua família teve papel fundamental em sua trajetória até chegar à elite do surfe mundial.
“Feliz demais por ele, ele batalhou a vida inteira por isso. Adorei que ele trocou as quadras de futebol pelas ondas”, comemorou a mãe, Michelle Dora, relembrando a troca de esporte após o título.
Brasil domina surfe na atualidade
O Brasil é o quarto país com mais títulos no surfe, totalizando oito. Dessa forma, ainda fica atrás de Havaí, Estados Unidos e Austrália, mas o desempenho recente chama a atenção.
O país conquistou seus títulos desde 2014 com: Adriano de Souza (2015), Gabriel Medina (2014, 2018 e 2021), Ítalo Ferreira (2019), Filipe Toledo (2022 e 2023), e agora Yago Dora (2025).
Nesse período, só perdeu três vezes, todas para John John Florence, do Havaí. Em 2020, a competição foi cancelada pela Covid 19.
Os números deixam claro como o Brasil evoluiu e se consolidou como uma verdadeira potência no surfe mundial, impulsionado por grandes nomes como Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e Yago Dora.







