
O ator e cineasta Robert Redford, vencedor do Oscar e considerado um dos grandes nomes da história do cinema, morreu aos 89 anos. A informação foi confirmada à imprensa americana por Cindi Berger, diretora-executiva da agência Rogers & Cowan PMK.
Segundo o comunicado oficial, Redford morreu “nas montanhas de Utah — o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava. Sentiremos muita falta dele. A família pede privacidade”. A causa da morte não foi divulgada.
Redford construiu uma das carreiras mais sólidas e respeitadas de Hollywood, tanto diante quanto atrás das câmeras. Ele se destacou a partir da década de 1960 em produções que se tornaram clássicos, como Butch Cassidy (1969), Golpe de Mestre (1973) e Todos os Homens do Presidente (1976). Nessas obras, consolidou-se como um símbolo de carisma e elegância no cinema.
Ao longo da carreira, contracenou com grandes ícones da sétima arte, entre eles Paul Newman, Jane Fonda, Meryl Streep, Dustin Hoffman e Barbra Streisand.

Redford recebeu importantes premiações, incluindo o Oscar de Melhor Diretor por Gente como a Gente (1980). Em 2002, foi homenageado com o Oscar honorário, por ser “uma inspiração para cineastas de todo o mundo”.
Sundance e ativismo
Além da carreira como ator e diretor, Redford deixou forte marca como produtor e ativista. Foi fundador do Instituto Sundance, que originou o Festival de Sundance, hoje uma das principais vitrines do cinema independente mundial.
Embora não gostasse do rótulo de “ativista”, tornou-se referência em causas ambientais e sociais, sendo reconhecido por unir sucesso artístico com engajamento cultural e político.
Últimos anos
Em 2018, anunciou sua aposentadoria como ator após estrelar O Velho e a Arma, em que interpretou um assaltante em seus últimos dias de carreira. Sua última aparição nas telas havia sido em Vingadores: Ultimato (2019), gravada anteriormente.
Redford vivia de forma reservada em um rancho em Utah, afastado dos holofotes.

Vida pessoal
O ator deixa a esposa, Sibylle Szaggars, e duas filhas de seu primeiro casamento com Lola Van Wagenen: Shauna Jean Redford e Amy Hart Redford.
Ele também teve duas perdas familiares marcantes: Scott Anthony Redford, que morreu em 1959, vítima da síndrome da morte súbita infantil, e David James Redford, que faleceu em 2020, vítima de câncer.