
Santa Catarina deve enfrentar condições adversas de tempo entre a manhã desta segunda-feira (15) e a madrugada de terça (16). De acordo com o aviso emitido pela Epagri/Ciram, há risco de temporais isolados com chuva intensa, acompanhados de raios, ventania e até queda de granizo em todas as regiões do estado.
A instabilidade começa a se intensificar já na manhã de segunda no Oeste e Sul catarinense, estendendo-se para as demais áreas ao longo da tarde, noite e madrugada do dia 16. As regiões de divisa com o Rio Grande do Sul devem ser as primeiras a registrar os temporais, enquanto na terça-feira, o risco se concentra nas áreas próximas ao Paraná.
Os meteorologistas explicam que o fenômeno é causado pela presença de áreas de baixa pressão atmosférica sobre o Sul do Brasil, potencializadas por correntes de jato em diferentes níveis da atmosfera, o que favorece a formação de tempestades.
A Defesa Civil recomenda atenção redobrada, especialmente para moradores de áreas suscetíveis a alagamentos, deslizamentos e outras ocorrências típicas de tempo severo.
Comunicado da Epagri/Ciram:
Segunda e terça-feira com risco de temporais e chuva intensa
Início: 15/09/2025 às 09h00
Fim: 16/09/2025 às 06h00
Regiões: Todas. Na segunda-feira, especialmente as áreas de divisa com o RS; na terça-feira, as áreas de divisa com o PR.
Previsão: Temporais isolados com chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo. O fenômeno começa no decorrer da manhã no Oeste e Sul do estado, estendendo-se para as demais regiões à tarde, noite e madrugada (16).
Sistema: Áreas de baixa pressão no Sul do Brasil, intensificadas pelas correntes de jato em baixos e altos níveis da atmosfera.
Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)