
O tempo deve permanecer fechado em Santa Catarina ao longo deste fim de semana, com previsão de chuva isolada, ventos intensos e queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões do estado. Segundo a nota meteorológica emitida nesta sexta-feira (5) pela Defesa Civil catarinense, a combinação entre a passagem de uma frente fria e o avanço de uma massa de ar frio vai trazer sensação de frio intenso, especialmente no sábado (6).
Na sexta-feira, os efeitos da frente fria ainda causam instabilidade, com risco de temporais isolados e chuva pontualmente intensa, principalmente nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, como o Planalto Sul. Ao longo do dia, o avanço do ar frio intensifica os ventos do quadrante sul, com rajadas que podem chegar a 65 km/h no litoral, especialmente entre Florianópolis e Itajaí.
O mar segue agitado durante o sábado, com ondas de sul/sudeste entre 2,0 e 2,5 metros e picos de até 3 metros em alto-mar. Com a maré elevada, há risco de alagamentos costeiros, principalmente em áreas mais vulneráveis do litoral catarinense.
O frio deve se intensificar no sábado, com mínimas entre 3°C e 7°C nas regiões serranas e no Oeste, e entre 7°C e 13°C no restante do estado. As máximas ficam abaixo de 10°C na serra e não devem passar de 13°C na maior parte do território.
No domingo (7), a circulação marítima mantém o céu encoberto e favorece chuvas fracas e isoladas entre os Planaltos e o Litoral. A partir da tarde, o tempo volta a ficar instável no Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, com possibilidade de temporais isolados.
A tendência para o início da próxima semana é de tempo instável e aumento gradual das temperaturas em todo o estado.