quarta-feira, agosto 27, 2025
InícioTEMPOVÍDEO: Granizo muda paisagem de cidade e deixa mais de 600 casas...

VÍDEO: Granizo muda paisagem de cidade e deixa mais de 600 casas danificadas; Assista

Tempestade severa atingiu o município na manhã desta terça-feira (26); Defesa Civil e forças de segurança atuam em força-tarefa de emergência

Foto: Divulgação

Uma forte tempestade de granizo causou destruição na cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã desta terça-feira (26). De acordo com um levantamento preliminar da Defesa Civil Municipal, cerca de 600 casas foram danificadas e aproximadamente 2 mil pessoas foram afetadas diretamente. Felizmente, não houve registro de vítimas até o momento.

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil acompanha a situação e presta apoio técnico para a eventual decretação de situação de emergência no município. Uma força-tarefa foi montada com a participação do Corpo de Bombeiros, Exército e Defesa Civil local para atendimento imediato às famílias prejudicadas.

Para agilizar o socorro, foi montado um centro emergencial de distribuição de lonas no estacionamento do Max Atacadista, no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Já os pedidos por materiais como telhas e madeira estão sendo concentrados no Educandário Manoel Ribas, na Avenida Prefeito Ronie Cardoso.

- Continua após o anúncio -

As regiões mais atingidas, segundo as autoridades, foram os bairros Jardim Termas de Riviera, Jardim Perpétuo Socorro, Jardim Alvorada, Jardim das Araucárias, Centro, Jardim Bela Vista e Vila Rio Branco, além das áreas rurais como Passo dos Bois e Tronco. Prédios públicos, como escolas e unidades de saúde, também sofreram danos, o que levou à suspensão de aulas e atendimentos em diversas unidades municipais.

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a tempestade foi causada pelo deslocamento de um vórtice ciclônico em altos níveis, sistema atmosférico que favorece a formação de tempestades severas. O fenômeno afetou também outras cidades paranaenses, como Curitiba, Quatro Barras e Telêmaco Borba, mas sem registros significativos de danos.

As equipes seguem monitorando a situação e prestando apoio à população. A previsão é de que as chuvas continuem até o início da noite, quando o sistema deve se afastar em direção ao oceano e ao estado de São Paulo.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp