



Policiais Rodoviários Federais (PRFs) flagraram, na noite desta quinta-feira (21), cinco motocicletas equipadas com dispositivos para ocultar a placa de identificação, durante fiscalização na BR-101 em São José e Palhoça.
Os veículos, todos modelos esportivos de alta cilindrada, contavam com suportes articulados que permitiam levantar a placa na posição horizontal, dificultando a visualização dos caracteres e tentando enganar a fiscalização.
A operação teve como foco veículos de duas rodas, e outras irregularidades foram encontradas em motocicletas fiscalizadas. Entre elas estavam placas dobradas para cima, motos sem silenciador no escapamento — retirado para aumentar o barulho — pneus carecas e licenciamento vencido. Vários veículos foram recolhidos ao pátio até que as irregularidades fossem corrigidas.
Especialistas alertam que, apesar de serem mais econômicas e ágeis que os carros, as motocicletas deixam os ocupantes expostos a riscos elevados. Em média, 45% dos sinistros graves envolvem pelo menos um motociclista, percentual que aumenta nos grandes centros urbanos, onde o uso da moto é mais intenso.
A PRF reforça que a fiscalização continuará nas rodovias federais, visando a segurança de todos os usuários.