
Nove funcionários morreram e sete ficaram feridos após uma explosão na fábrica da Enaex Brasil, em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba, na manhã de terça-feira (12). O acidente ocorreu por volta das 5h50, em um setor de 25 m² que armazenava material explosivo pronto para transporte.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o impacto foi tão forte que deixou uma cratera no local e provocou danos estruturais em prédios próximos. Moradores de pelo menos oito cidades sentiram a explosão.
As vítimas — Camila de Almeida Pinheiro, Cleberson Arruda Correa, Eduardo Silveira de Paula, Francieli Gonçalves de Oliveira, Jessica Aparecida Alves Pires, Marcio Nascimento de Andrade, Pablo Correa dos Santos, Roberto dos Santos Kuhnen e Simeão Pires Machado — foram identificadas pela empresa. O reconhecimento oficial, no entanto, deve levar cerca de 30 dias devido à fragmentação dos corpos, exigindo exames de DNA feitos pela Polícia Científica.
De acordo com a Polícia Civil, câmeras de segurança mostram que, no momento do acidente, os trabalhadores haviam acabado de iniciar o turno e estavam reunidos para uma oração. Eles não manipulavam explosivos no instante da explosão. As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil (PC-PR) e pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR).

A Enaex Brasil afirmou que mantém protocolos de segurança além das exigências legais e que está prestando apoio às famílias. A empresa possui todas as licenças necessárias e atua há mais de 50 anos na cidade.
As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Trabalho.