
A Polícia Militar Ambiental de Chapecó flagrou o lançamento irregular de efluentes não tratados, entre os dias 2 e 5 de agosto de 2025, oriundos de um frigorífico diretamente em área alagada pertencente ao reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Quebra Queixo, na cidade de Ipuaçu/SC.
Após receber denúncia anônima sobre a poluição hídrica, Policiais Militares Ambientais se deslocaram até o local e fizeram sobrevoo com Drone, momento em que constataram a possível poluição. As imagens aéreas mostraram claramente a presença de um canal de despejo ativo, com a coloração alterada do efluente contrastando com as águas do reservatório, o que indica possível poluição hídrica e lançamento de substâncias orgânicas em desacordo com a legislação ambiental vigente.
A área afetada pertence à zona de preservação permanente da UHE Quebra Queixo, e a atividade irregular representa risco ao ecossistema aquático, à fauna silvestre e ao equilíbrio ambiental da região.
Amostras foram coletadas e, se confirmada a poluição ambiental através da análise laboratorial, a empresa será autuada conforme procedimentos administrativos ambientais previstos no Decreto Federal 6.514/08. Além das possíveis sanções administrativas, a Polícia Ambiental encaminhará relatório técnico ao Ministério Público de Santa Catarina, que poderá tomar medidas cíveis e criminais cabíveis contra os responsáveis.
Fonte: ClicRDC – PMA