
O litoral Sul de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul registraram um fenômeno conhecido como ressaca marítima na noite de segunda-feira (28) e madrugada desta terça-feira (29). Os fortes ventos deixaram danos materiais em passarelas, acúmulo de água em via pública e entupimentos de drenagens.
No decorrer do dia de hoje, ainda há alerta da Defesa Civil para nova ocorrência, com ondas que variam entre 3,5 e 4 metros no Litoral, podendo alcançar até 5 metros no Sul e na Grande Florianópolis, e até 6 metros em alto mar.
Entenda o fenômeno
A ressaca do mar é um fenômeno causado pela atuação de ventos fortes e sistemas meteorológicos, como ciclones extratropicais, que geram ondas de grande intensidade e deslocamento anormal em direção à costa. Essas ondas podem ultrapassar o nível normal da maré, provocando avanço do mar sobre áreas litorâneas, erosão de praias, destruição de estruturas próximas à orla, alagamentos e riscos à navegação. A ressaca não está necessariamente ligada à chuva, mas sim à força e direção do vento em alto-mar.