terça-feira, julho 29, 2025
InícioTEMPONOTA METEOROLÓGICA: Semana marcada por mar agitado e declínio das temperaturas em...

NOTA METEOROLÓGICA: Semana marcada por mar agitado e declínio das temperaturas em Santa Catarina

Nesta segunda-feira (28), a formação de um ciclone extratropical sobre o mar, entre o litoral do RS e SC, ainda mantém condições para chuva fraca e isolada

Foto: Divulgação/Defesa Civil

Após um fim de semana com tempo instável e ocorrência de temporais em todas as regiões, a semana ainda começa com algumas instabilidades no sul e oeste catarinense e com tempo mais firme entre a Grande Florianópolis e norte do estado. Nesta segunda-feira (28), a formação de um ciclone extratropical sobre o mar, entre o litoral do RS e SC, ainda mantém condições para chuva fraca e isolada.

O maior risco associado a esse sistema, no entanto, está nos ventos, que sopram com intensidade moderada a forte, especialmente entre o Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Nestas áreas, os ventos médios variam entre 30 e 40 km/h, com rajadas que podem superar os 80km/h, conforme a Atenção Meteorológica emitida pela SDC.

Sobre o oceano, os ventos intensos favorecem a condição de mar muito agitado e ressaca até a quarta-feira (30), com ondas que podem superar os 4 metros em grande parte da costa, principalmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Destaca-se que, em alto mar, as ondas são ainda maiores, trazendo riscos para navegação e à prática de esportes no mar.

- Continua após o anúncio -

Como resultado da intensificação dos ventos de sul somados à fase da lua, a maré se eleva, dando condições para a ocorrência de alagamentos costeiros, principalmente na tarde desta segunda-feira e na madrugada e tarde da terça-feira (29).

O afastamento do ciclone para alto mar ao longo da semana, dá lugar ao avanço de uma massa de ar mais fria e seca. Com isso, o tempo fica mais seco, mas apresentando declínio das temperaturas entre a noite de segunda e terça-feira. Vale destacar que, com a entrada da massa de ar mais fria, há uma pequena condição para a ocorrência de precipitação invernal, como neve ou chuva congelada, entre a noite da segunda e a manhã da terça-feira, mas que fica restrita às regiões mais altas do Planalto Sul.

A massa de ar fria e seca permanece sobre o estado no decorrer da semana e, com isso, o tempo firme pode se estender até sexta-feira (01), com elevação gradual das temperaturas ao longo dos dias.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp