As Torres da Igreja submersa em Itá, no Oeste, receberam melhorias e tudo ficou pronto no final de 2018. A estrutura é um dos maiores cartões postais do Município e também do Estado.
O objetivo da restauração foi conservar a obra, que é um marco da antiga cidade itaense, a qual foi inundada para dar lugar ao lado da Usina Hidrelétrica de Itá.
O telhado e as torres foram lavadas. Além disso, escadas, floreiras e corrimões receberam uma pintura, bem como toda a estrutura. Outras melhorias internas também foram realizadas, como a troca do forro.
Para o prefeito de Itá, Jairo Sartoretto, a estrutura é um ponto turístico. “Pessoas de todo o Brasil e até de outros países vem para Itá para visitar as Torres da Igreja e é nosso dever preservar esse patrimônio histórico e cultural”, ressalta.
História
A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, foi fundada em 1936 e a construção do prédio com as duas torres ocorreu no ano de 1956. Entretanto, As Torres são as únicas estruturas que ainda restaram da antiga cidade de Itá que foi totalmente submersa pela represa do Lago.
Com elas, sobrevivem até hoje a história, a cultura, a fé e a coragem do povo local e é considerado o símbolo turístico do Município, sendo um dos atrativos responsável por inserir Itá no cenário turístico brasileiro.