quarta-feira, julho 16, 2025
InícioECONOMIAApós tarifa dos EUA, governo regulamenta Lei de Reciprocidade Comercial

Após tarifa dos EUA, governo regulamenta Lei de Reciprocidade Comercial

Decreto assinado por Lula cria comitê para definir contramedidas rápidas contra países que prejudiquem produtos brasileiros no comércio internacional

Foto: AgenciaBrasil

Foi publicado nesta terça-feira (15), no Diário Oficial da União, o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que regulamenta a Lei de Reciprocidade Comercial. A norma autoriza o Brasil a suspender concessões comerciais, de investimentos e obrigações internacionais em resposta a medidas unilaterais adotadas por outros países que prejudiquem produtos e interesses brasileiros no mercado global.

A medida vem poucos dias após os Estados Unidos anunciarem a imposição de tarifas de 50% sobre todas as exportações brasileiras, com validade a partir de 1º de agosto. A decisão foi comunicada pelo presidente norte-americano Donald Trump, que já havia aplicado tarifas de 10% em produtos gerais e 25% em aço e alumínio brasileiros — setores nos quais o Brasil é o terceiro maior exportador para os EUA.

Como resposta, o novo decreto cria o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, que será responsável por avaliar e decidir a adoção de medidas retaliatórias. O comitê será presidido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e contará com a participação dos ministérios da Casa Civil, da Fazenda e das Relações Exteriores. Outros ministros poderão ser convocados conforme o tema em pauta.

- Continua após o anúncio -

As contramedidas definidas pelo comitê terão caráter de excepcionalidade e rito acelerado, podendo incluir restrições à importação de bens e serviços, suspensão de benefícios comerciais ou outras ações, desde que respeitado um período prévio de negociação.

Entre as situações que podem justificar medidas retaliatórias estão:

  • A interferência em decisões legítimas do Brasil;
  • A violação de acordos comerciais vigentes;
  • A imposição de exigências ambientais consideradas mais rigorosas do que os padrões brasileiros.

A Lei da Reciprocidade Comercial, aprovada em março pelo Congresso e sancionada em abril por Lula, surgiu como reação à intensificação da guerra comercial promovida por Trump e visa proteger a competitividade internacional brasileira.

Segundo o governo, o decreto reforça a soberania do Brasil e amplia a capacidade de defesa comercial do país frente a barreiras impostas por nações ou blocos econômicos que atuem de forma unilateral.

Fonte: AgenciaBrasil

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp