
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, com início previsto para 1º de agosto. A medida foi justificada, em parte, por críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O anúncio foi feito por meio de uma carta pública dirigida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), publicada na plataforma Truth Social. No texto, Trump acusa o Brasil de promover “ataques insidiosos” à liberdade de expressão e às empresas de tecnologia norte-americanas, e critica duramente a condução do STF no julgamento de Bolsonaro, que classificou como uma “caça às bruxas”.
“Conheci e tive contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei profundamente […] A maneira como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro […] é uma desgraça internacional”,
escreveu Trump.
Segundo o Donald Trump, as ações do STF contra redes sociais e empresas de tecnologia dos EUA configurariam censura ilegal. Ele menciona “centenas de ordens de censura secretas e ilegais”, com ameaças de multas e expulsão de plataformas do país.
Além das críticas políticas, Trump alegou que a relação comercial entre os dois países é “injusta” e repleta de barreiras tarifárias e não tarifárias impostas pelo Brasil. Com isso, defendeu o distanciamento dos EUA em relação ao comércio bilateral de longa data.
Até o momento, o governo brasileiro não se pronunciou oficialmente sobre a medida.
Veja a carta de Donald Trump na íntegra: