
Na tarde desta segunda-feira (26), através de trabalho integrado entre as forças de segurança da região de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, um homem de 41 anos foi preso em flagrante pela morte de sua própria filha de 1 ano e 9 meses. A morte da criança chocou o Estado. O pai confessou o crime e disse ter cometido o assassinato após uma discussão e término de relacionamento com a mãe da criança.
“Não se diz arrependido”, fala delegado sobre o caso do pai que matou a própria filha no Oeste de SC
De acordo com o Delegado responsável, os fatos iniciaram no Assentamento Santa Rosa I, interior de Abelardo Luz na tarde de domingo (25), após uma discussão entre o autor e esposa por motivos de ciúmes, ele levou a filha e uma sacola contendo corda e roupas, sentido ao rio que fica nas proximidades da casa que estava visitando familiares. Ato contínuo, o autor seguiu pela mata e lá matou sua filha, enforcada, suspensa em um galho de uma árvore. Segundo o apurado, o autor também teria tentado suicídio por três vezes, porém não obteve êxito, já que o galho da árvore e a roupa arrebentaram.
As buscas iniciaram ainda no período da tarde após a família informar a Polícia Militar que logo iniciou as buscas por toda a região, por volta da meia-noite desta segunda-feira, o autor entrou em contato com um dos familiares, desta forma, as forças de segurança intervieram e convenceram o autor a se entregar. Em local combinado, os policiais encontraram o indivíduo. O autor informou os policiais a respeito da situação da filha, da morte dela e da tentativa de suicidar-se, diante da confissão, policiais e bombeiros, acompanhados do próprio indivíduo, entraram na mata a fim de localizar o corpo da criança. Na manhã desta segunda-feira, as equipes encontraram o corpo da menina, em uma área de mata já pertencente ao município de Vargeão.
O autor foi conduzido até a Central de Plantão Policial de Xanxerê, onde restou autuado em flagrante pelos crimes de feminicídio qualificado, ocultação de cadáver e sequestro. Após procedimentos legais, foi encaminhado ao sistema prisional de Xanxerê.
As investigações sobre o caso prosseguem na Delegacia de Polícia da Comarca de Ponte Serrada, sob presidência do Delegado Dr. Rodrigo Dantas, que irá juntar ao procedimento os laudos periciais do caso e a realização do depoimento de outras testemunhas.