quarta-feira, janeiro 15, 2025
InícioECONOMIAArábia Saudita suspende importação de carne de frango de cinco frigoríficos do...

Arábia Saudita suspende importação de carne de frango de cinco frigoríficos do Brasil, diz Folha

Atualizada 7h44 | 23/01 – O Jornal Folha de São Paulo, publicou nesta terça-feira (22), em sua coluna “Vaivém das Commodities’, que a Arábia Saudita, maior importadora de carne de frango do Brasil, desabilitou cinco frigoríficos da lista dos exportadores brasileiros para o país árabe.

Entre as cinco descredenciadas pelos árabes estão unidades da BRF e JBS, empresas bastante atuantes no setor, segundo a coluna do Folha. O governo brasileiro recebeu uma mensagem dos árabes comunicando o descredenciamento.

Atualmente, 67 frigoríficos estão habilitados a exportar para a Arábia Saudita, mas apenas 30 efetivamente exportavam. Agora, restam 25.

- Continua após o anúncio -

Pessoas do setor de avicultura, ouvidas pela coluna, suspeitam que a retirada de empresas brasileiras do mercado da Arábia Saudita possa ser o começo das barreiras econômicas colocadas devido intenção de transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, em Israel.

A Arábia Saudita ficou com 14% das exportações de carne de frango do Brasil no ano passado. A China, segunda maior importadora, ficou com 11%.

Chapecó

Em Chapecó, está instalada uma das maiores sedes da BRF, onde milhares de pessoas estão empregadas. A unidade tem capacidade para abater quase 220 mil frangos por dia.

O Clic RDC procurou a empresa por meio de sua assessoria. Segundo eles, a BRF não vai se posicionar individualmente sobre Arábia Saudita. “ABPA, associação do setor, está presentando a companhia neste tema”, disse.

ABPA – Nota

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) confirma que a Arábia Saudita mantém a autorização de exportação de 25 plantas frigoríficas de carne de frango brasileira.   Atualmente, 58 plantas são habilitadas pelo Ministério da Agricultura brasileiro a exportar, mas somente 30 destas embarcam produtos efetivamente.  O impacto, portanto, é sobre 5 plantas frigoríficas.

 As empresas autorizadas constam em uma lista divulgada pelas autoridades sauditas.  As razões informadas para a não-autorização das demais plantas habilitadas decorrem de critérios técnicos.  Planos de ação corretiva estão em implementação para a retomada das autorizações.

A ABPA está em contato com o Governo Brasileiro para que, em tratativa com o Reino da Arábia Saudita, sejam solvidos os eventuais questionamentos e incluídas as demais plantas. Além disto, as plantas que hoje não estão habilitadas contarão com o apoio do Ministério para obter a autorização para exportar a este mercado.

Retomada

No início de 2019, a empresa anunciou a conclusão do processo de retorno de 1,1 mil funcionários da linha de produção de frangos da BRF de Chapecó, após às medidas adotadas em julho do ano passado, onde os trabalhadores foram afastados por férias coletivas e layoff.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp