
O amanhecer deste domingo (11), Dia das Mães, foi marcado por temperaturas negativas na Serra catarinense, com os termômetros registrando até -1°C, conforme dados da Epagri/Ciram. A queda nos termômetros é resultado do avanço de uma massa de ar frio que atinge o Sul do Brasil desde o sábado.
Além das mínimas negativas na Serra, outras regiões do interior de Santa Catarina também sentiram o frio, com temperaturas variando entre 2°C e 7°C. Já no litoral, o amanhecer foi menos gelado, com marcas entre 10°C e 14°C. As informações são da Rede de Estações Agroconnect, monitorada pela Epagri/Ciram.
Esta é a segunda massa de ar frio que atinge o estado em maio de 2025. Apesar das baixas temperaturas, os valores registrados neste domingo ainda não superaram os -1,5°C do início do mês. Segundo os meteorologistas, o frio neste outono tem sido considerado “agradável” — suficiente para roupas mais pesadas e passeios ao ar livre, mas longe das ondas mais intensas de frio dos últimos anos.
Nos últimos cinco anos, a menor temperatura registrada em Santa Catarina foi de -5,7°C, no dia 26 de maio de 2021, nos municípios de Urupema e Bom Jardim da Serra. A previsão é de que o tempo continue firme e frio nos próximos dias, principalmente nas regiões mais elevadas do estado.
Confira a nota da Epagrim/Ciram
Nota Meteorológica 11/05/2025 – Temperaturas negativas são registradas na Serra neste domingo
O avanço de uma massa de ar mais frio para o Sul do Brasil declinou as temperaturas em Santa Catarina. No amanhecer deste domingo de Dia das Mães (11/05), temperaturas negativas foram registradas na Serra, de -1°C. Valores entre 2°C e 7°C também foram registrados em áreas altas do interior do estado, enquanto no litoral as mínimas ficaram entre 10°C e 14°C. Veja os registros de temperatura da Rede de Estações monitoradas na Epagri/Ciram: Agroconnect.

Essa é a segunda massa de ar mais frio em maio /2025 e que, pelo menos até este domingo, não superou as temperaturas negativas (em torno de -1,5°C) registradas nos primeiros dias do mês. Ou seja, este outono tem sido de “frio agradável”, que favorece passeios ao ar livre e uso de roupas mais confortáveis, distante de frios mais intensos de anos anteriores. Nos últimos cinco anos, desde 2020, a menor temperatura mínima foi de -5,7°C, no dia 26/05/2021, em Urupema e Bom Jardim da Serra.