quinta-feira, maio 8, 2025
InícioESPORTEMP oferece denúncia contra jogador de futebol acusado de proferir injúria racial...

MP oferece denúncia contra jogador de futebol acusado de proferir injúria racial durante jogo válido pela Série B do Campeonato Brasileiro

Segundo a denúncia, durante o jogo, o atleta olhou para um integrante da equipe adversária e proferiu a ofensa (que, de modo pejorativo, fazia referência à cor de pele da vítima).

Foto: Reprodução/Polícia Civil do PR

Por MPPR

O Ministério Público do Paraná, por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, denunciou o jogador de futebol do América Mineiro, Miguel Terceros por ofensa racial. O crime teria sido praticado no último domingo, 4 de maio, no estádio Germano Kruger de Ponta Grossa, durante uma partida de futebol válida pela série B do Campeonato Brasileiro.

Áudio do promotor de Justiça João Conrado Blum Junior

- Continua após o anúncio -

Segundo a denúncia, durante o jogo disputado entre o time local do Operário Ferroviário e o América Futebol Clube, de Minas Gerais, o jogador do time mineiro que foi denunciado olhou para um integrante da equipe adversária e proferiu a ofensa (que, de modo pejorativo, fazia referência à cor de pele da vítima). A cena foi presenciada por um companheiro de equipe da vítima.

Após a ofensa, houve discussão e empurra-empurra entre os jogadores dos dois times, o que fez com que o árbitro parasse a partida e executasse o chamado “protocolo antirracista”, previsto pela Confederação Brasileira de Futebol para inibir atitudes racistas durante jogos. Após a confusão, o jogo foi retomado, mas, ao final, todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia de polícia e o atleta do América MG foi preso em flagrante, sendo posteriormente solto para responder o processo em liberdade.

O MPPR cita na denúncia que “imagens oficiais do jogo aludido demonstram o exato momento em que o denunciado vira o rosto e profere a injúria racial contra a vítima”. No inquérito policial incluído na denúncia, é citado também que “a injúria racial, enquanto forma de exteriorização do racismo, carrega em sua prática especial gravidade, considerando o bem jurídico histórica e globalmente violado que se pretende proteger”. A Lei 7.716, que tipifica a injúria racial, estabelece pena de reclusão por período variando entre dois e cinco anos.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp