
A primeira votação do conclave que decidirá o novo Papa terminou com ‘Fumaça Preta’, ou seja, sem resultado nesta quarta-feira (07). Os 133 Cardeais ficaram isolados na Capela Sistina para a escolha do novo papa desde às 16h30 no horário local (11h30 de Brasília). Nos próximos dias, os Cardeais voltam a ser reunir na Capela Sistina. Quando a reunião tiver um resultado positivo, uma fumaça branca sairá da chaminé instalada no Vaticano e um novo Papa será conhecido.
- Fumaça branca – quando se chegou a um resultado;
- Fumaça preta – quando a decisão ainda não foi tomada pelos cardeais.
Os últimos dois conclaves que elegeram os Papas Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005, foram concluídos em apenas dois dias.
Na próxima quinta-feira (08), às 5h30 (horário de Brasília), os Cardeais voltam a se encontrar para uma nova votação, a primeira do dia. Caso não tenha fumaça branca novamente, por volta das 7h, acontece a segunda rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta;
Perto de 12h30: terceira rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca. Se não for definido, nada acontecerá;
Perto de 14h: quarta rodada de votação do dia. Se o papa for definido, sairá fumaça branca da chaminé da capela Sistina. Se não houver definição, sairá fumaça preta.