

Mais de 700 garrafas de vinho argentino foram apreendidas pela Polícia Militar em duas ações distintas ocorridas na quarta-feira, 23 de abril de 2025, no interior de Dionísio Cerqueira, no extremo-oeste catarinense. As apreensões fazem parte de um esforço contínuo de combate ao descaminho, prática criminosa que consiste na entrada irregular de produtos estrangeiros no país.
Kombi abandonada com mais de 600 garrafas
Na noite do mesmo dia, por volta das 23h, a guarnição do Tático realizava patrulhamento na localidade de linha Toldo quando se deparou com uma VW Kombi em atitude suspeita, trafegando no sentido contrário à viatura. O veículo, visivelmente sobrecarregado, chamou atenção dos policiais que retornaram para realizar a abordagem.
Poucos metros à frente, a Kombi foi encontrada abandonada. Emplacado em Mariápolis–PR, o automóvel carregava 132 caixas de vinho argentino, somando 618 garrafas. Em razão das más condições do veículo, foi necessário o uso de guincho para remoção. Tanto a carga quanto o veículo foram entregues à Receita Federal, onde permanecem lacrados para conferência.
Abordagem no trevo da linha Idamar resulta em prisão
Mais cedo, por volta das 11h, outra guarnição da Polícia Militar realizava ações de combate ao crime transfronteiriço no trevo da linha Idamar quando abordou um veículo com rebaixamento suspeito na suspensão traseira. O automóvel, com placas de Florianópolis, era conduzido por um homem de 46 anos e tinha como passageira uma mulher de 39 anos.
Durante a busca, os policiais encontraram 117 garrafas de vinho argentino acondicionadas no porta-malas e sobre o banco traseiro. A carga não possuía documentação de importação, caracterizando o crime de descaminho. O casal foi preso em flagrante e levado, junto com o veículo e a mercadoria, à Receita Federal para os devidos procedimentos legais.
Combate ao crime transfronteiriço segue intensificado
As apreensões desta quarta-feira reforçam o papel da Polícia Militar no enfrentamento ao tráfico ilegal de mercadorias na região de fronteira. Dionísio Cerqueira, por sua localização estratégica, é frequentemente alvo de operações para barrar o ingresso irregular de produtos estrangeiros, especialmente bebidas.
A união de estratégias, como o patrulhamento ostensivo e a análise de comportamento veicular, tem gerado resultados expressivos no enfrentamento ao descaminho, crime que afeta a arrecadação tributária e a economia local.