Foto: Prefeitura de ChapecóFoto: Prefeitura de Chapecó
Além do constante trabalho de limpeza de córregos e riachos, a Prefeitura de Chapecó, prossegue com investimentos também na desobstrução de galerias. Atualmente, uma empresa contratada e supervisionada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, realiza limpeza numa galeria localizada entre os bairros Esplanada e Santa Maria.
O responsável pela empresa, Valdecir Gomes, explica que o trabalho de remoção de materiais já começou há cinco semanas e deve ser concluído nos próximos dias. “A galeria inicia na divisa entre o Esplanada e o Santa Maria e termina próximo à rua Uruguai com uma extensão aproximada de 600 metros”, destacou.
Os materiais removidos em sua grande parte, são britas, pó de britas, pedras, restos da construção civil e aparelhos eletrônicos. São retirados de 7 a 8 toneladas de entulhos a cada meio dia de trabalho, conforme levantamento da empresa.
O secretário de Serviços Urbanos e Zeladoria, Nelson Krombauer, lembra que em alguns pontos da galeria havia obstrução de até 50% em função da quantidade de materiais. “Estamos resolvendo problemas pontuais. Há alguns dias, a rua 14 de agosto, no bairro Esplanada, alagou porque essa galeria que está recebendo limpeza estava trancada. A partir de agora, esses problemas vão diminuir consideravelmente”.
Krombauer também destaca a importância das pessoas não jogarem lixo na rua, ação que aumenta os pontos de alagamentos em dias de chuva. “O lixo segue para as tubulações e a água não escoa nas galerias. É importante a conscientização de toda a sociedade”.