O ano de 2019 mal começou e a Chape já tem grande notícia. O zagueiro Diego Ritter está entre os convocados para a Seleção Brasileira Sub-17. O técnico Dudu Petetuci chamou 26 atletas para um período de treinamento na Granja Comary entre os dias 13 e 20 de janeiro. A convocação servirá de preparação para um quadrangular que será disputado em fevereiro, entre Brasil, Espanha, Inglaterra e França.
No clube há dois anos, Diego teve um grande ano junto a categoria sub-15 da Chape com a conquista dos títulos da Taça da Amizade e do Campeonato Catarinense, chamando a atenção do técnico da seleção. Natural de Guaraciaba, o atleta recebeu a notícia do coordenador do clube, Roberto Ferreira, e se emocionou.
“Eu estava em casa, com a minha família e de repente toca meu telefone, era o Roberto. Achei estranho ele me ligar, porque estamos de férias. Quando atendi e ele me contou, fiquei muito emocionado, corri contar para a minha família e meus pais começaram a chorar. Falaram que era fruto do meu trabalho. Estou muito feliz e vou dar o meu melhor, mostrar que fui uma boa escolha”, revelou.
Esse é o terceiro atleta da Chape a receber uma convocação para a seleção Brasileira. O goleiro Igor Campo e o zagueiro Puhl, hoje no sub-20, já tiveram essa experiência em 2016. Adilson Kucharski, diretor da base do clube, acredita que a convocação coroa o trabalho de toda a base.
“A convocação do nosso atleta coroa o trabalho realizado por todos os profissionais envolvidos no departamento de base, que não medem esforços para melhorar o processo de formação do clube. Também temos que agradecer a diretoria que nos dá condições de participar das grande competições do país e, consequentemente, põe os meninos na vitrine”.
Giovani Rigotti, técnico do atleta durante a temporada de 2018 faz inúmeros elogios à Diego e afirma que a convocação abrirá portas para outros atletas do clube no futuro.
“O Diego tem muitas virtudes, ele tem grande compreensão tática, boa técnica, boa tomada de decisão, ótimo porte físico e é muito bom em bolas paradas, todas em evolução constante. Essa convocação deixa o clube muito orgulhoso, porque é um atleta que saiu da nossa Escolinha e hoje está na seleção. Tenho certeza que vai abrir portas para outros atletas. Também é uma realização profissional para o técnico, ver um atleta que ele ajudou estar defendendo a seleção do seu país”, comentou.
*Com informações de Rafael Bressan.