quarta-feira, fevereiro 5, 2025
InícioSAÚDEHOJE | Dia Nacional da Mamografia: Vitória para as Mulheres, lei garante...

HOJE | Dia Nacional da Mamografia: Vitória para as Mulheres, lei garante fisioterapia gratuita para mastectomizadas

Novo direito fortalece recuperação de pacientes e reforça a luta contra o câncer de mama

Divulgação

A partir de agora, mulheres que passaram pela mastectomia em Santa Catarina terão acesso garantido à fisioterapia de reabilitação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A conquista veio com a sanção do projeto de lei do deputado estadual Mário Motta (PSD) pelo governador Jorginho Mello (PL). A nova legislação altera a Lei nº 17.928, de 2020, que institui a Política de Proteção aos Direitos da Pessoa com Câncer no estado, assegurando a recuperação funcional das pacientes.

Um passo essencial na recuperação pós-mastectomia

A mastectomia, procedimento cirúrgico para retirada total ou parcial da mama, afeta profundamente a autoestima e a qualidade de vida das mulheres. Além do impacto emocional, o pós-operatório frequentemente resulta em limitação de movimentos, encurtamento muscular e dores intensas.

“É uma vitória para as mulheres catarinenses. A fisioterapia é essencial para evitar complicações e permitir a recuperação funcional do membro afetado. Esse atendimento especializado e prioritário faz toda a diferença para a qualidade de vida das pacientes”, destaca o deputado Mário Motta.

- Continua após o anúncio -

Com a nova medida, além de oferecer o suporte necessário à reabilitação, o estado se compromete a garantir prioridade no atendimento às pacientes oncológicas, evitando filas e longas esperas que poderiam comprometer a recuperação.

O desafio do câncer no Brasil

A sanção da lei ocorre em um momento estratégico: o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 4 de fevereiro. Dados da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) revelam que 31% dos oncologistas apontam o diagnóstico tardio como um dos principais desafios para o controle da doença no Brasil.

Além disso, a falta de campanhas de conscientização e o difícil acesso a exames de qualidade impedem que muitas mulheres recebam um diagnóstico precoce, reduzindo as chances de tratamento eficaz.

Para enfrentar esse cenário, a SBOC anunciou um treinamento virtual em oncologia clínica destinado aos agentes comunitários de saúde. A iniciativa, realizada em parceria com o aplicativo Con.te, busca ampliar a capacitação de profissionais para melhorar o atendimento e a detecção precoce da doença no SUS.

Mamografia: um exame essencial que muitas ainda não fazem

No Brasil, o 5 de fevereiro marca o Dia Nacional da Mamografia, reforçando a necessidade da prevenção do câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima cerca de 700 mil novos casos de câncer por ano no país, tornando ainda mais urgente o fortalecimento de campanhas de conscientização.

No entanto, uma pesquisa recente mostrou um dado alarmante: 42% das mulheres nunca fizeram uma mamografia, muitas delas por falta de pedido médico. Por outro lado, 49% afirmam realizar o exame regularmente, indicando que ainda há um longo caminho a percorrer na conscientização sobre a importância da prevenção.

“A detecção precoce pode significar um prognóstico mais favorável e tratamentos mais eficazes. É fundamental garantir que todas as mulheres tenham acesso às informações corretas e ao suporte necessário para cuidar da própria saúde”, enfatiza Flávia Andreghetto, diretora de oncologia do laboratório responsável pelo levantamento.

Um futuro com mais direitos e acesso à saúde

A sanção da nova lei em Santa Catarina representa um avanço significativo na qualidade do atendimento às mulheres que enfrentam o câncer de mama. Contudo, o Brasil ainda enfrenta desafios estruturais na luta contra a doença, desde a falta de diagnósticos precoces até a carência de políticas públicas que garantam acesso amplo a exames e tratamentos.

Com medidas como essa, a expectativa é de que mais estados sigam o exemplo e fortaleçam o atendimento às mulheres, garantindo que a batalha contra o câncer seja enfrentada com suporte, dignidade e respeito à vida.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp