








Mais de dois mil depósitos vistoriados no combate ao Aedes aegypti
No último sábado (11), a Prefeitura de Chapecó intensificou o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, com um mutirão nos bairros Belvedere e Vila Rica. A ação mobilizou 47 Agentes de Combate a Endemias, que realizaram 872 visitas a domicílios e 38 a pontos estratégicos, abrangendo mais de dois mil depósitos de água.
Resultados expressivos no mutirão
Durante as inspeções, 669 criadouros foram eliminados, dez tratamentos com larvicida aplicados e 11 caixas d’água vistoriadas. Além disso, foram atendidas dez solicitações da comunidade, oito denúncias registradas e dois termos de adequações emitidos. Segundo Karina Giachini, coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, as ações também incluíram orientações à população sobre sintomas da dengue e medidas de prevenção.
População deve redobrar cuidados no verão
O secretário de Saúde, João Lenz, reforçou a importância da colaboração dos moradores para conter a proliferação do mosquito, especialmente no verão. Ele destacou que recipientes com água parada devem ser eliminados e o uso de repelente, incentivado.
Focos registrados no início de janeiro
Apesar dos esforços, 20 focos do Aedes aegypti foram identificados nas duas primeiras semanas de janeiro. O alerta é para que a população mantenha atenção constante e siga as orientações das equipes de saúde para evitar a propagação do mosquito e os riscos associados à dengue.
A mobilização demonstra o compromisso da Prefeitura com a saúde pública, mas o apoio da comunidade é essencial para a eficácia das ações preventivas.