Na tarde desta quinta-feira (3), a aeronave Arcanjo-04, do Corpo de Bombeiros realizou o transporte aeromédico de bebê, com seis meses de idade. Ele estava internado no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Ela apresenta Síndrome de Pierre Robin, com a necessidade da realização de procedimento cirúrgico para seu tratamento, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.
A equipe médica preparou e estabilizou o paciente para o transporte. Ele manteve-se estável durante o trajeto. Em Florianópolis, o bebê foi entregue a uma unidade de suporte avançado do Samu, que o conduziu até o Hospital.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o tempo de voo de Chapecó a Florianópolis foi de 01h40.
Ao termino desta missão, a aeronave iniciou outro transporte. Uma criança de três meses de idade, nascida prematuramente estava internada no Hospital Regional de São José e necessitava regressar até Rio do Sul (SC), sua cidade de origem, para continuar o tratamento médico.
A paciente embarcou no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, na capital, e o pouso foi realizado no aeroporto de Lontras, na região do alto vale. No aeródromo de destino, uma unidade avançada do Samu conduziu a paciente até o Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul.
O Corpo de Bombeiros ressalta que este serviço é totalmente gratuito ao paciente, sendo que todos os pacientes atendidos são procedentes da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).