O drama da torcida santista durou 341 dias – desde a queda para a Segunda Divisão até o retorno à Série A do Brasileirão, o que se consolidou na noite dessa segunda-feira (11), quando a equipe derrotou o Coritiba por 2 a 0 no Couto Pereira, em Curitiba. Com o resultado, o Santos chegou a 68 pontos e mesmo que não pontue nas duas rodadas finais da Série B não poderá ser superado por outros quatro concorrentes.
A vitória, a quarta seguida, com gols de Wendel e Otero, não só carimbou o passaporte do Santos à Série A de 2025 como o deixou bem próximo do título da Série B. Basta conseguir dois pontos contra CRB (na Vila Belmiro) e Sport (em Recife), seus últimos dois compromissos. Ou seja, na 37ª rodada, sua torcida pode festejar a conquista se a equipe ganhar do CRB ou se Mirassol e Novorizontino não vencerem seus jogos.
O jogo do acesso
O Santos se impôs em campo o tempo todo no Couto Pereira e fez o primeiro gol aos 19 minutos, com Wendel Silva, que recebeu uma bola na medida de Giuliano. Aos 40, Otero ampliou, numa linda cobrança de falta, em que a bola fez uma curva e enganou o goleiro do Coritiba.
No segundo tempo, o time da casa tentou a reação, mas parou na firme zaga adversária. Por sua vez, o Santos não diminuiu a intensidade e partiu em busca do terceiro gol, criando várias chances, mas sem a pontaria demonstrada na primeira etapa.
O Santos completou 36 jogos no campeonato e soma agora 20 vitórias, com oito empates e oito derrotas. Tem o melhor ataque da Série B, com 56 gols, e levou 28, com saldo de 28, o mais destacado da competição.
Brusque na Série C
A derrota do Brusque na última segunda-feira para o Paysandu, no estádio Curuzu, em Belém, no Pará rebaixou o time catarinense para a Série C do Campeonato Brasileiro. Mesmo na 19ª colocação, o time de Santa Catarina é o primeiro rebaixado.
Com 33 pontos e duas partidas para o fim da competição, o Brusque só consegue chegar a 39 pontos, mesma pontuação do CRB, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Como o time de Alagoas tem 10 vitórias, o clube de SC só consegue chegar a nove triunfos e assim, não ultrapassa mais os alagoanos no primeiro critério de desempate.
O segundo time rebaixado para a Série C pode ser conhecido nesta terça-feira (12). Caso o Guarani não vença o Amazonas, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), o Bugre também será rebaixado.