quarta-feira, dezembro 4, 2024
InícioPOLÍTICAMDB tem dúvidas sobre espaço no governo

MDB tem dúvidas sobre espaço no governo

Progressistas não deve ganhar mais secretaria

Deputados discutem a participação do partido no governo – Imagem: Divulgação

Ouça a notícia:

Por SC em Pauta

Apesar de haver uma forte tendência para que o MDB aceite o convite do governador Jorginho Mello (PL) para que o deputado estadual Antídio Lunelli assuma a Secretaria de Estado da Agricultura, fontes emedebistas relatam que o convite não encheu os olhos do partido a ponto de gerar empolgação.

- Continua após o anúncio -

A principal dúvida é sobre o poder que o partido terá na Agricultura. Os deputados querem saber se os cargos serão disponibilizados ao MDB para fazer suas indicações, qual será o orçamento da secretaria e se o provável secretário emedebista terá poder de decisão. Internamente, há receio de que o que ocorreu com Jerry Comper, ao assumir a Infraestrutura no início do governo, se repita na Agricultura. “Quando o Jerry assumiu, houve animação e a crença de que haveria um bom resultado em uma secretaria importante. Isso não ocorreu, e o partido perdeu influência na secretaria. Pior, o Jerry está sofrendo grande prejuízo por estar ali. Veja o que o PL fez na base dele”, relatou uma liderança.

Desde a reunião em que Jorginho fez o convite, não houve novo contato com uma resposta. Amanhã, durante o almoço da bancada emedebista na Assembleia Legislativa, o tema estará novamente na pauta. Surgiu a informação nos bastidores de que o partido teria solicitado a Casa Civil para o deputado federal Carlos Chiodini, mas duas fontes emedebistas não confirmaram. Outra possível movimentação seria levar a senadora Ivete Appel da Silveira (MDB) para a Assistência Social, abrindo uma vaga no Senado para Beto Martins (PL).

Em meio a essas negociações, uma liderança do MDB deixou um recado: Antídio pode ser um problema para o governador, pois não terá o mesmo comportamento de Jerry na Infraestrutura. “Se o Antídio não puder fazer indicações de cargos e não tiver autonomia, ele não ficará calado. Como empresário forte, ele não se submeterá a isso e poderá criar um problema para o governo”, afirmou o emedebista.

Tamanho do Progressistas

O governador Jorginho Mello (PL) não deve abrir mais espaços para o Progressistas em seu governo. Uma fonte ligada à Agronômica afirmou que Jorginho entende que o partido, que está em sua base e tem acordo para 2026, já está contemplado conforme o tamanho de sua bancada. “O governador não vai abrir mais espaço para o partido”, informou a fonte. O Progressistas comanda a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, sob a liderança do ex-deputado Silvio Dreveck.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp