A grande final da Copa Libertadores da América começa a ser formada nesta terça-feira (22). Na Arena MRV, em Belo Horizonte, em Minas Gerais, o Atlético Mineiro recebe o River Plate (Argentina), pelo jogo de ida da competição sul-americana. Na outra semi, o Botafogo joga contra o Peñarol na próxima quarta-feira (23), no Estádio Nílton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).
O Atlético chega à semifinal da Copa Libertadores com 100% de aproveitamento na Arena MRV. Foram cinco jogos e cinco vitórias em casa (Rosario Central, Peñarol, Caracas, San Lorenzo e Fluminense).
O Galo volta a encontrar o River Plate na Libertadores. Ao longo da história, foram quatro confrontos – dois no triangular da semifinal de 1978 e outros dois nas quartas de final de 2021. Para chegar à semifinal, o Atlético vem de vitória de 2 a 0 contra o atual campeão Fluminense, na Arena (gols de Deyverson), após perder de 1 a 0 no Maracanã.
O artilheiro do Galo na atual edição é Paulinho, com seis gols. Do lado do River, Miguel Borja também soma seis tentos. Ambos brigam pela artilharia geral da Libertadores, hoje nas mãos de Junior Santos (Botafogo), que fez 9 gols considerando também a fase antes da etapa de grupos.