O Corpo de Bombeiros prestou uma homenagem para os socorristas que tombaram em serviço em um dos maiores acidentes rodoviários do Oeste de Santa Catarina. Nesta quarta-feira (09), a tragédia na BR-282, em Descanso (SC), completa 17 anos. Naquele dia, 27 pessoas perderam a vida, entre as vítimas estavam quatro bombeiros militares, um bombeiro comunitário, um policial militar e dois socorristas do Samu.
O primeiro acidente aconteceu por volta das 19h15 e envolveu um ônibus de São José do Cedro (SC) e uma carreta de Frederico Westphalen (RS). Além dos dois motoristas, outras nove pessoas morreram.
Duas horas depois, por volta das 21h, enquanto as equipes de segurança realizavam o socorro das vítimas feridas e a remoção dos corpos, houve outro grave acidente. Uma carreta, sem freio, carregada com 30 toneladas de açúcar, desceu a serra desgovernada e provocou a morte de mais 16 pessoas. Entre as vítimas estavam jornalistas, bombeiros, policiais e populares.
Conforme os bombeiros, entre as vítimas fatais, estavam os militares:
* Cabo BM Leonir Francisco Bagatini
* Cabo BM Roberto Inácio Borgheti
* Soldado PM Ilvânio Marcos Sehnem
* Soldado BM Carlos Roberto Françozi
* Soldado BM Evandro Daltoé
* Bombeiro Comunitário Élio Moss.
Confira a nota do Corpo de Bombeiros
Hoje, recordamos o trágico acidente em Descanso, Oeste de Santa Catarina.
Na noite de 09 de outubro de 2007, bombeiros do CBMSC foram acionados para socorrer vítimas de um acidente de trânsito, envolvendo um ônibus com 42 ocupantes e uma carreta, na BR-282. Os dois veículos caíram em um barranco com cerca de 20 metros.
Mais tarde, por volta das 21h30, enquanto os Bombeiros Militares, socorristas do SAMU e policiais retiravam as vítimas do ônibus, uma carreta carregada com açúcar ultrapassou a área de sinalização em alta velocidade.
O caminhão atingiu os veículos que estavam parados. Além deles, uma ambulância e o caminhão de combate a incêndio, que foram projetados para fora da pista. A carreta atingiu ainda viaturas de outras instituições, os socorristas que prestavam atendimento e profissionais da imprensa.
O duplo acidente resultou em 27 mortos e mais de 80 feridos. Entre as vítimas fatais, estavam os militares:
* Cabo BM Leonir Francisco Bagatini
* Cabo BM Roberto Inácio Borgheti
* Soldado PM Ilvânio Marcos Sehnem
* Soldado BM Carlos Roberto Françozi
* Soldado BM Evandro Daltoé
* Bombeiro Comunitário Élio Moss.
Na primeira foto, a eternização do legado dos tombados em serviço.
O acidente em Descanso foi a última ocorrência daqueles que plenamente honraram o juramento, prestando o socorro “mesmo com o risco da própria vida”, deixando uma marca permanente em todos que, um dia, conheceram estes heróis da vida real.
#CBMSC #DescansoSC #AcidenteDescanso #TombadosemServiço