Pela primeira vez na história Brasil e Argentina vão se enfrentar numa final de Copa do Mundo. Pentacampeã, a Seleção Brasileira de Futsal volta à final pela primeira vez desde 2012, quando foi campeã depois de vencer a Espanha por 3 a 2 na Tailândia. A Argentina tem um título mundial, conquistado em 2016, mas a equipe é a atual vice-campeã da Copa do Mundo. Na ocasião, a albiceleste foi derrotada por Portugal na Lituânia, em 2021, depois de eliminar o Brasil na semifinal, vencendo por 2 a 1.
Em entrevista coletiva antes do treino para ajustes finais da Seleção, o treinador Marquinhos Xavier afirma que o retrospecto de confrontos dá lugar à grande emoção de uma final.
“Feliz e motivado para esse final. Com certeza nós faremos de tudo e entregaremos tudo nessa última partida. O fato de nós estarmos aqui hoje, Brasil e Argentina, numa grande final na Asia Central é uma demonstração de que a gente pulverizou o futsal pelo mundo e contribuiu para o crescimento da modalidade em todos os continentes. Então eu acredito muito que após todos esses anos, Brasil e Argentina vão presentear o mundo novamente com uma grande final”.
As duas seleções já se enfrentaram sete vezes na Copa do Mundo de Futsal. A Seleção Brasileira venceu 6 confrontos, mas os argentinos levaram a melhor no último. Na semifinal da edição de 2021, a Argentina venceu o duelo por 2 a 1. Mas essa rivalidade tem um capítulo recente, a final da Copa América, disputada em fevereiro desse ano. A Seleção Brasileira foi campeã depois de vencer a partida por 2 a 0.
“Enfrentaremos uma equipe que sabe se defender muito bem, uma equipe que tem uma força muito grande mental também. Por outro lado, nós também adquirimos todas essas capacidades. Chegamos com o objetivo, claro, de identificar e neutralizar algumas ações, e isso está no plano estratégico. Tenho absoluta certeza que vai ser um jogo muito dinâmico, muito imprevisível, principalmente sobre o ponto de vista do resultado.”
Brasil e Argentina se enfrentam neste domingo, às 12h (horário de Brasília) na Humo Arena, em Tashkent, no Uzbequistão.