Na manhã desta quarta-feira (18), os usuários brasileiros foram surpreendidos com a reativação parcial do aplicativo X, anteriormente conhecido como Twitter. O acesso foi restabelecido nas versões para Android e iOS, mas os usuários ainda enfrentam dificuldades ao tentar utilizar a plataforma por navegadores como Google Chrome e Safari.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desmentiu qualquer mudança na situação legal do aplicativo, afirmando que “não houve alteração da decisão” que mantém o X suspenso no Brasil. A Anatel informou que está “verificando os casos informados” e que a atual situação pode ser uma instabilidade temporária.
Até o momento, não houve declaração oficial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que explique essa reabertura. Segundo o jornal Folha de São Paulo, a situação atual é vista como “apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”. Nenhuma operadora de telecomunicações se manifestou sobre o caso até agora.
Nos últimos dias, as contas da Starlink, empresa de internet via satélite também de propriedade de Elon Musk, foram desbloqueadas no Brasil para que a multa do X fosse paga. No entanto, essa não é a única exigência para o retorno completo da rede social. A decisão só poderá ser revogada após o apontamento de um representante no Brasil e o cumprimento das suspensões determinadas por Moraes. A situação segue em aberto, enquanto usuários e especialistas aguardam mais esclarecimentos.
Fonte: InfoMoney