Começou hoje (30) o horário eleitoral de rádio e televisão para a disputa eleitoral do dia 6 de outubro. Antes de começar o Primeira Hora da Condá FM, eu estava no estúdio da emissora, ouvindo atentamente o primeiro programa de rádio dos candidatos a prefeito que possuem o direito de acessar esse dispositivo de campanha. Para cada um, segue uma análise de tamanho igual: 1.500 caracteres.
João Rodrigues
O mote “Acelera 55”, usado no início do programa, busca defender as ações do atual governo. Comparar a atual administração a uma corrida automobilística foi algo subjetivo, mas, ao mesmo tempo, criativo. O jingle “Eu tô com o João” aproxima ele do diálogo bolsonarista, honrando a cartilha do amigo ex-presidente da República.
A estratégia de entrevistar eleitores e de chamar a audiência para o programa de rádio das 12h e para o programa de TV chama a atenção, passa a impressão de que a equipe do candidato à reeleição está produzindo um show para o eleitor. O jingle “O João tá no meio do povo” reforça a imagem popular que o prefeito sempre quis passar.
O mote “Arena 55” busca passar o entusiasmo do rodeio para a campanha eleitoral. Nesta parte do programa, chama a atenção o esforço da coligação de colocar na cabeça do eleitor que João Rodrigues é “o melhor prefeito do Brasil”. Bom, os recentes números do Ranking de Competitividade dos Municípios do Centro de Liderança Pública dizem que é o colega de partido Topázio Neto (PSD), prefeito de Florianópolis, que pode dizer isso sem problema.
Valmor Scolari se apresenta antes de João no programa. Isso é bastante positivo e indicativo. Todos sabemos das pretensões do atual prefeito com a disputa de 2026, e deixar o candidato a vice falar primeiro, reforça o tradicional jargão deste século na política local: “Em Chapecó, quem é vice, assume”! Por fim, João termina o programa de estreia afirmando: “não queremos que esse seja um programa político”.
Pedro Uczai
Apresentar Luciane Carminatti, candidata a vice, de “Lu”, foi algo bem pensado, na aposta de ser uma forma de aproximar, numa maneira intimista, a deputada do eleitor. O programa eleitoral da esquerda começou remetendo a características comuns do chapecoense, como torcer para a Chape e trabalhar muito. Um sinal de que os marqueteiros vão se esforçar muito em aproximar a chapa do 13 das classes mais populares do eleitorado.
Pedro Uczai faz um perfil próprio no programa, relatando quando veio para estudar em Chapecó e ficou na cidade, expressando o amor que afirma possuir por Chapecó. Depois, Luciane faz o perfil dela, destacando ser natural do município, e alguém que construiu a carreira profissional e política no município.
A primeira alfinetada no governo veio com uma frase sutil, mas muito carregada: “Progresso vai muito além do concreto”. Aqui ficou bem clara a divisão entre as linhas de pensamento dos dois candidatos. Um defende e busca o desenvolvimento municipal através de obras, construções, reformas e ampliações. O outro vai pelo humanismo, pelas pessoas, deixando a impressão de que o concreto se vê depois.
O mote do programa de estreia do PT foi “A Chapecó do Pedro e da Lu é a sua Chapecó”. Ou seja, independentemente da opinião do eleitor, todos vivemos em uma só cidade. E aqui eles foram corretos com o que se espera de uma boa campanha política. Mas não vamos criar esperanças. Espero que as primeiras trocas de farpas entre os candidatos no horário eleitoral comecem por iniciativa de Uczai.
Recadinhos
O programa eleitoral de rádio precisa ter um ritmo e um formato diferente do programa de TV, obviamente, e espero ver isso na telinha.
Outra coisa que gostaria muito: não ver programas repetidos. Todos os dias, eu, como eleitor e jornalista, quero conteúdo novo dos candidatos.
O eleitor está pagando com os impostos tudo aquilo que estamos vendo, afinal, o financiamento de campanha é público.
Nada de preguiça, nem de argumentos. Equipe de campanha é feita para trabalhar. O gentílico chapecoense e a palavra trabalho são sinônimos. Que as chapas entreguem o melhor de si para o eleitor!