quinta-feira, janeiro 2, 2025
InícioGERALComissão de Agricultura aprova projeto que amplia transparência em normas de defesa...

Comissão de Agricultura aprova projeto que amplia transparência em normas de defesa agropecuária

Relatora do projeto, deputada Daniela Reinehr, afirma que a proposta é fundamental para melhorar a governança e fortalecer a confiança nas ações do governo no setor agropecuário

Foto: Divulgação FPA

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (27) o parecer favorável da deputada Daniela Reinehr (PL-SC) ao Projeto de Lei 2993/2019, de autoria do senador Eduardo Gomes (PL-TO). O projeto propõe que os atos normativos relacionados à defesa agropecuária, tratados internacionais e decisões de recursos administrativos sejam publicados de forma clara e acessível em sites oficiais do governo, facilitando o acesso público.

Foto: Divulgação FPA

Segundo o autor do projeto, atualmente existem mais de “dez mil atos normativos vigentes relacionados à defesa agropecuária, entre leis, decretos, portarias, instruções normativas e resoluções”. Eduardo Gomes destacou a necessidade de uma plataforma centralizada, organizada tematicamente e constantemente atualizada para que o público possa consultar essas normas de maneira eficiente.

A relatora do projeto, deputada Daniela Reinehr, afirmou que a proposta é fundamental para melhorar a governança e fortalecer a confiança nas ações do governo no setor agropecuário. “Entendo que este projeto é não apenas oportuno, mas essencial para fortalecer a governança e a confiança nas ações do governo, proporcionando aos cidadãos e aos interessados no setor agropecuário um acesso mais fácil e organizado às informações regulatórias”, declarou a deputada ao defender seu parecer.

Transparência e facilidade de acesso


O PL 2993/2019 estabelece que os atos normativos do Poder Executivo federal relacionados à defesa agropecuária sejam disponibilizados de forma organizada e acessível em plataformas digitais oficiais. As normas deverão ser atualizadas regularmente, com uma defasagem máxima de um dia útil em relação ao Diário Oficial da União. O sistema permitirá que o público faça buscas por texto, tipo, data, número do ato e autoridade emissora, além de possibilitar a geração de relatórios e a exportação de dados.

- Continua após o anúncio -

O projeto também proíbe a exigência de justificativas para a consulta às informações ou a identificação do usuário, garantindo acesso livre e desimpedido às normas.

A proposta tramita em regime de prioridade e ainda será analisada pelas comissões de Comunicação, Trabalho, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

Publicidade

Notícias relacionadas

SIGA O CLICRDC

147,000SeguidoresCurtir
120,000SeguidoresSeguir
13,000InscritosInscreva-se

Participe do Grupo no Whatsapp do ClicRDC e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp