Nesta terça-feira (13), a direção do hospital municipal Ruth Cardoso (HMRC), na cidade de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, informou que determinou o afastamento temporário dos pediatras que atenderam os dois bebês que morreram na instituição. Conforme os familiares, as vítimas foram Theo Francisco Neumann, de um ano e nove meses, que faleceu no último domingo (11) e Eliadh Lubke Rosa, de seis meses, que faleceu na manhã da segunda-feira (12). As informações são do Jornal Razão.
Conforme divulgou a prefeitura, a medida tem como objetivo garantir uma investigação minuciosa e transparente dos fatos. A Administração Municipal informou que a empresa responsável pelo quadro médico da pediatria do hospital foi notificada a afastar os profissionais até que a Comissão de Óbitos Materno Infantil do HMRC conclua a apuração e emita seu parecer final sobre os casos. Essa comissão é encarregada de avaliar com rigor as circunstâncias que levaram aos trágicos desfechos, assegurando que todas as normas e protocolos médicos foram seguidos.
Confira o vídeo do prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira
“Momento difícil de dor e compaixão às famílias. O ciclo da vida não nos faz preparados para essa perda. Os dois casos foram enviados para a análise da Comissão de Óbitos Materno Infantil do Hospital Municipal Ruth Cardoso. Caso a comissão encontre algum desvio de conduta profissional, poderá enviar para Comissão de Ética Médica e para avaliação do CRM/SC. Estamos empenhados na apuração dos fatos e à disposição para dar toda a assistência necessária”, escreveu o prefeito.